Club Touareg Forum banner

Retrofit do aquecedor de estacionamento Webasto 2015 Canadian Touareg 7P

85K views 209 replies 35 participants last post by  adidas  
#1 ·
Adaptei um aquecedor de estacionamento Webasto (Eberspaecher) europeu no meu Touareg TDI canadense de 2015.

Peças necessárias:
Você pode comprar a adaptação completa da Kufatec, peça nº 39400-1

Ou você pode montá-la:

Conjunto do aquecedor (gás) 7P0815008K (diesel) 7P0815008L
Suporte da carroceria 7P0819735A
Silenciador 7P0819084B
Suportes do silenciador 7L0819379 e 7P0815611A
Bucha do suporte do silenciador 7L0819083
Porcas de rebite do suporte do silenciador N90263104 (x2)
Mangueira (para 2 zonas, aquecedor para bomba) 7P0815374
Tubo de refrigeração (para 2 zonas, válvula para veículo) 7P0819929C
Flange do tanque de combustível (captação de combustível) (gás) 7P0919679B (diesel) 7P6919679
Bomba de combustível 7P0261163A
Linha de combustível (tanque para bomba dosadora) 7P0201355A
Chicote elétrico da Kufatec peça nº 39399-1
3 metros de mangueira de combustível de 3/16" e pelo menos 6 braçadeiras

Comprei uma unidade Webasto (na verdade, é uma Eberspaecher) completa com mangueiras, tubos, suporte principal, flange do tanque e silenciador de exaustão no eBay alemão. Comprei o chicote elétrico da Kufatec, alguns suportes da E-Acca e a bomba de combustível e a linha de combustível localmente. Aqui está tudo:

Image

Chicote:
Image

O primeiro passo é realizar isso em um veículo frio. O líquido de arrefecimento quente queima. :( Levante a frente esquerda, apoie com um macaco, e remova a roda FL. Remova o revestimento da roda, ele é preso com um monte de parafusos T25 e duas porcas de plástico de 10 mm. Remova o painel inferior esquerdo da carroceria que corre entre as rodas dianteiras e traseiras. Ele é preso com vários parafusos T25. Você é então apresentado com isto.

Conjunto de mangueira antigo com bomba de recirculação e válvula magnética:
Image

Você precisa desconectar as mangueiras de borracha nos locais circulados. Prenda as linhas ou conecte com tampões. Tenha um recipiente pronto, o líquido de arrefecimento sairá. Em seguida, remova os dois parafusos T30 que prendem o conjunto à carroceria. Puxe o conjunto com cuidado e desconecte os dois conectores elétricos.

Eu comprei acidentalmente uma unidade destinada a um Touareg com controle climático de 4 zonas, que tem duas mangueiras adicionais (e desnecessárias).

Muitas mangueiras
Image

Você pode remover as mangueiras incorretas e instalar as mangueiras corretas (o que eu fiz) ou cortar a parte desnecessária do tubo de alumínio e tampar com uma tampa de líquido de arrefecimento de 3/4". Eu fiz isso no início, pois as duas mangueiras que encomendei não chegaram após 3 semanas e eu não queria esperar mais. Mais tarde, instalei as mangueiras corretas. É aqui que você cortaria as peças desnecessárias:

Cortar tubos
Image

Tubo de refrigeração correto
Image

Agora você pode instalar o conjunto. É um encaixe apertado e estranho, e demorei um pouco para alinhar e instalar tudo. Dica - coloque um pouco de graxa branca na bucha de borracha na parte traseira do suporte do aquecedor. Isso ajudará a guiar o pino de alinhamento. Você pode ver o pino de alinhamento instalado no para-lama se enfiar a cabeça.

Conjunto do aquecedor instalado
Image

Agora você remove o banco traseiro direito para poder instalar a captação de combustível e a linha de combustível. Procedimento de remoção do banco traseiro. Depois que o banco for removido, levante o recorte do carpete e remova as 4 porcas de 10 mm que prendem a tampa.

Tampa do tanque
Image

Esta é a flange do tanque que comprei. Observe a porta extra para a linha de combustível Webasto. O tanque DEVE estar abaixo de 1/2 tanque para realizar esta etapa, ou o combustível VAZARÁ. É melhor fazer com o mínimo de combustível possível. Comece removendo as duas linhas de combustível existentes pressionando a aba e puxando para cima. Um pouco de combustível vazará, então cubra com um pano. Sem fumar!! Remova os dois conectores elétricos, o conector menor de 3 pinos tem uma trava de segurança vermelha que deve ser puxada ligeiramente para cima antes de poder soltar o conector. Empurre as mangueiras e conectores para fora do caminho e remova o anel de travamento da flange batendo suavemente em um cinzel ou punção com um martelo contra o anel de travamento no sentido anti-horário. Remova o anel de travamento e levante a flange para cima. Desconecte os conectores elétricos e as mangueiras na parte inferior. A instalação é o inverso da remoção. A linha de combustível OEM vem da frente direita do tanque e se conecta à menor porta na nova flange.
Image

Você também pode comprar um tubo vertical de combustível Webasto universal online. Você terá que fazer um furo na flange do tanque atual. Esta pode ser uma opção mais fácil para as pessoas, se elas não conseguirem encontrar a flange do tanque europeu. Em seguida, você conectará sua linha de combustível de 3/16" diretamente à flange do tanque de combustível.

Conecte a linha de combustível de 3/16" e uma braçadeira à outra extremidade da linha de combustível OEM que agora está sob o veículo. Suba e sobre o eixo de transmissão, prendendo-o às linhas de combustível existentes. Você quer que ele termine no lado esquerdo do veículo, essencialmente sob a porta traseira esquerda. Instale a bomba de combustível no trilho do chassi, logo abaixo da porta traseira esquerda. Eu já tinha um furo roscado no trilho do meu chassi. Caso contrário, você pode usar um parafuso auto-roscante ou um parafuso e porca de rebite. Conecte sua linha de combustível de 3/16" com uma braçadeira ao lado de entrada da bomba. Conecte outra peça de linha de combustível de 3/16" e prenda ao lado de saída da bomba (o lado de saída terá uma seta e o conector elétrico também).

Bomba dosadora de combustível instalada:
Image

Agora, passe a linha de combustível ao longo do trilho do chassi até a unidade do aquecedor. Não conecte-o ainda, pois a linha precisa ser purgada e preparada com combustível primeiro.

Instalação elétrica

Agora é hora de passar a fiação. Vou encaminhá-lo para o manual de instalação da Kufatec para a instalação da fiação. A parte mais difícil que encontrei foi conectar os dois fios CAN-bus ao módulo de gateway CAN-bus. Basicamente, você conecta aos dois plugues grandes na unidade do aquecedor, conecta o chicote de extensão à bomba de recirculação e ao chicote original, conecta a válvula magnética e aterramento ao ponto de aterramento atrás do farol esquerdo acima do revestimento do para-lama. Passe o chicote da bomba de combustível para sua bomba dosadora de combustível. Em seguida, passe o chicote restante para o interior. Você o passa para a bandeja de chuva/plenum, através da ilhó que fica acima do pedal do acelerador, depois sob o painel até o lado mais esquerdo atrás do painel de fusíveis. Remova as coberturas esquerda e sob o painel. Remova os dois parafusos T25 que prendem o painel de fusíveis ao suporte do painel. Remova a tampa traseira de plástico. Insira o terminal do fio de bitola maior no local do fusível 2. Instale um fusível de 25A. Remova o conector de fiação do módulo CAN-bus e instale os dois fios CAN-bus em seus respectivos locais. Tive que soldar o meu, pois já havia fios instalados. Isso variará dependendo do nível de equipamento do seu veículo.

Codificação

Conecte seu cabo VCDS à porta OBD2 e ligue o VCDS. Selecione 19-CAN Gateway Selecione "lista de instalação", role para baixo e marque a caixa ao lado de "18 -Aux. Heat". Salve a codificação, feche o controlador.

Codificação do gateway CAN

Agora selecione 01-Engine. Vá para codificação e, em seguida, codificação longa. Vá para o byte 3 e marque a caixa ao lado do bit 3. Salve a codificação, feche o controlador.

Codificação do motor

Agora selecione 08-Auto HVAC. Vá para codificação e, em seguida, codificação longa. Vá para o byte 1 e marque a caixa ao lado do bit 4. Em seguida, vá para o byte 4 e remova a marca de seleção do bit 7. Salve a codificação, feche o controlador.

Codificação HVAC

Agora selecione 18-Aux. Heat. Vá para codificação e, em seguida, codificação longa. Vá para o byte 0. Selecione o tipo de combustível nos bits 4-5. Se você tiver o controle remoto, marque a caixa ao lado do bit 6. Caso contrário, deixe em branco.

Codificação do aquecedor auxiliar

Agora, volte a cada um dos módulos acima e limpe todos os códigos.

Sangria e preparação de combustível; e primeira execução

O nível de combustível deve ser suficiente para sangrar! Você não pode ter o aviso de combustível baixo ligado!

No VCDS, selecione 18-Aux heat. Vá para Adaptação, canal 30 (duração do enchimento da linha). Digite "30" como um novo valor, teste e salve. Vá para o canal 36 (ativação do enchimento da linha). Digite "1" como um novo valor, teste e salve. Saia do menu de adaptação.

Duração da linha de combustível

Ativação do enchimento da linha de combustível

Agora selecione "04-Configurações básicas". Vá para o canal 66 (Ativação da bomba dosadora V54). Selecione "on/off/next". Você deve ouvir a bomba dosadora começar a clicar. Tenha um recipiente pronto para qualquer combustível que sair da linha. Ele irá parar após 30 segundos. Levei três sessões de sangramento para obter combustível saindo da linha. Após cada ativação da bomba dosadora, você deve repetir a ativação do enchimento da linha de combustível em Adaptação! (Etapa anterior).

Enchimento/sangria da linha de combustível

Depois de ter combustível saindo da linha, conecte-o à unidade do aquecedor com uma braçadeira. Agora você está pronto para ligar o aquecedor pela primeira vez! :) Ligue a ignição, espere o sistema de rádio iniciar. Pressione o botão "clima" e espere a tela aparecer. Você deve notar um botão "Aquecedor Aux." no canto inferior esquerdo. Selecione-o.

Visor HVAC

Agora você é apresentado com uma nova tela para o aquecedor auxiliar. Selecione "ativar agora".

Menu do aquecedor auxiliar

Você deve ouvir a bomba de recirculação e a ventoinha do aquecedor iniciando. Você também verá o símbolo de pré-aquecimento no visor do clima. Isso significa que a unidade do aquecedor está iniciando e aquecendo o líquido de arrefecimento. A ventoinha interna não funcionará por enquanto. Você pode selecionar a temperatura desejada.

Pré-aquecimento

Após alguns segundos, você deve ouvir a bomba dosadora de combustível começar a clicar. Logo depois, o aquecedor acenderá e começará a aquecer. Fumaça começará a sair do silenciador. Ele irá limpar após funcionar por 15 segundos ou mais. Aqui está o meu na sua primeira execução.

Após um minuto de pré-aquecimento, a ventoinha interna deve começar a soprar. Você verá isso no visor do clima.

Você pode ajustar a temperatura e a velocidade da ventoinha. Verifique se há vazamentos de líquido de arrefecimento e vazamentos de combustível. Se tudo parecer bom, reinstale o painel inferior esquerdo da carroceria e o revestimento do para-lama; e qualquer outra coisa que você removeu. Certifique-se de que todos os fios e linhas de combustível estejam seguros e fora do caminho de itens em movimento ou quentes primeiro!

Aqui estão as páginas sobre o funcionamento do aquecedor auxiliar do manual. Basicamente, você define o dia e a hora em que deseja que o interior seja aquecido, NÃO quando deseja que o aquecedor comece! Você deve habilitar manualmente um horário de início, colocando uma marca de seleção ao lado dele, você não pode programá-lo permanentemente para iniciar.

Você pode ligar o aquecedor auxiliar, habilitando-o no visor do clima com a ignição ligada ou pressionando o botão "REST" no painel do clima com a ignição desligada. Acho que ele aquece o interior muito rapidamente. Tivemos uma manhã bem fria aqui em Vancouver, BC, no dia seguinte à conclusão da minha instalação. Eu tinha a hora de partida definida para 7h05 e, quando cheguei ao meu Touareg às 7h05, as janelas estavam todas limpas e o interior estava agradável e quente. Posso instalar o controle remoto mais tarde, mas, por enquanto, não vejo necessidade. Eu o configurei para quando saio de manhã e quando saio depois do trabalho, com o terceiro ponto disponível para outras vezes.

#2 ·
SIM!! Muito obrigado por fazer isso. Estarei seguindo em breve.

#3 ·
É necessário um novo painel de controle de clima? Ou o existente funciona com o botão REST acionando o aquecedor de estacionamento? A função REST ainda funciona ou apenas executa o aquecedor de estacionamento?

#5 ·
É necessário um novo painel de controle de clima? Ou o existente funciona com o botão REST que aciona o aquecedor de estacionamento? A função REST ainda funciona ou apenas executa o aquecedor de estacionamento?
Você não precisa substituir a sua unidade de controle de clima, apenas precisa de 2 alterações de codificação. As funções REST funcionam como estão. Se o líquido de arrefecimento do motor estiver quente ao desligar, ele usará esse calor. Se o motor estiver frio, ele acionará o Webasto. Em dias quentes de verão, ele apenas acionará a ventoinha para ventilar o interior. Tentarei escrever um guia de operação decente no DIY.Vejo que minha postagem original não pode ser atualizada... o que está acontecendo? Gostaria de poder ter tudo em uma postagem. Não me diga que preciso criar um novo tópico com um DIY completo?

#4 ·
Bem feito!

#6 ·
Você também está instalando o sistema remoto?

#7 ·
Estaríamos interessados em ver uma digitalização do seu 018. Com o 7L nos nossos T1, o aquecedor 7L815 instalado na América do Norte teve de ser substituído por um 7L819 vendido na Europa para obter Parkheizung. Era realmente apenas uma placa de circuito diferente (módulo de controlo).

#9 ·
Estaríamos interessados em ver uma digitalização do seu 018. Com o 7L nos nossos T1, o aquecedor 7L815 instalado na NA teve que ser substituído por um 7L819 vendido na Europa para obter Parkheizung. Era realmente apenas uma placa de circuito diferente (módulo de controle).
O OP comprou um aquecedor europeu, por isso não deve precisar de quaisquer modificações. Exceto se ele planeja adicionar um controle remoto.

#8 ·
Isto é muito fixe.... Não vou mentir.... Estou um pouco com ciúmes...... Talvez se eu começar a conduzir o meu Treg diariamente, eu considere fazer isto....... o meu TDI Jetta tem um aquecedor de bloco OEM que é usado em dias como esta manhã, quando estava -15c (5f para vocês) mas não é tão fixe como isto seria, uma vez que as coisas ficam frias enquanto eu estou no trabalho durante meio dia também.......

#10 ·
Vou instalar um controle remoto mais tarde, mas por enquanto não vejo necessidade. Eu o programo para ligar antes e depois do trabalho.

Não há diferença nas placas de circuito Webasto, elas são usadas em T3s. É uma simples mudança de codificação para torná-lo um aquecedor de estacionamento ou auxiliar. Adicionar um controle remoto também está habilitando um bit.

Estou adorando até agora. Na primeira manhã após a instalação, foi uma manhã fria e espessa, mas minhas janelas estavam limpas e o interior bem aquecido quando entrei às 7h05. :)

• Like
Reactions: farvernugen
#14 ·
Estou adorando até agora. Na primeira manhã após a instalação, foi uma manhã fria e espessa, mas minhas janelas estavam limpas e o interior bem aquecido quando entrei às 7h05. :)
E o motor estava quente? Qual era a temperatura ambiente e por quanto tempo seu aquecedor funcionou? Onde estava o medidor de temperatura quando você o ligou pela primeira vez?

Estou interessado em testes no mundo real. Especialmente a -25°C e mais frio. Como o aquecedor funciona a -35°C?

#16 ·
What's a realistic build price based on your experience?
Aproximadamente $3000 CAD se você comprar da Kufatec, talvez $600-800 CAD se você montar sozinho.

And the engine was warm? What was ambient and how long did your heater run? Where was the temp gauge when you first started it?

I'm interested in real world testing. Especially at -25°C and colder. How does the heater work in -35°C?
O líquido de arrefecimento do motor não é aquecido, a válvula magnética isola o circuito do aquecedor. O ambiente era talvez 0˚C. Não tenho certeza de quanto tempo o aquecedor funcionou, ele baseia seu tempo de execução na temperatura ambiente e na temperatura do líquido de arrefecimento. Você define a hora em que deseja sair e ele ligará antes disso, se necessário. Poderia ligar 40 minutos antes, ou 10 minutos antes. O interior será aquecido para a temperatura que você definir na cabeça do clima, para o horário de partida programado.

Eu acredito que você pode fazer uma alteração de codificação que aqueceria o líquido de arrefecimento do motor depois que o interior for aquecido, mas não tenho certeza. Eu definitivamente aquecerei o interior a -35˚C.

Tentarei terminar o resto do DIY neste fim de semana. Tenho muitas coisas em andamento atm. Ocupado no trabalho, na escola, nos carros de outras pessoas e várias outras modificações para meu próprio Touareg (suspensão a ar, pacote de iluminação ambiente, etc.).

#13 ·
Acho que você está certo, mas chamamos de Webasto, como as pessoas chamam lenços de papel de Kleenex. Eberspacher é o fabricante dos aquecedores auxiliares em T3s.

#18 ·
O aquecedor Webasto nos carros da Geração 1 não funcionará se o tanque de combustível estiver com menos de 1/4 [por razões bastante óbvias!].

Você programou esse "recurso" na adaptação?

É um ótimo tópico de qualquer maneira!

#20 ·
O aquecedor Webasto nos carros da Geração 1 não funcionará se o tanque de combustível estiver com menos de 1/4 cheio [por razões bastante óbvias!].
Ele não funcionará se o nível de combustível estiver abaixo de 1/4, sem necessidade de programação. A rede CAN-bus compartilha todas as informações.
Isso seria um fator decisivo para mim. Estou muito mais interessado em aquecer meu motor do que meu interior. Não há opção de aquecedor de líquido de arrefecimento plug-in para este motor, nem há uma opção de aquecedor de bloco. Todos os aquecedores de líquido de arrefecimento Webasto e Eberspacher (e outras marcas) aquecem o motor. Se a VW o conectasse apenas para aquecer o núcleo do aquecedor, seria inútil para minhas necessidades.
Tentarei a codificação que Njord postou. A válvula magnética é controlada através do aquecedor de estacionamento, então presumo que seja possível aquecer o motor também.

#23 ·
Para todos os leitores: apenas para motores a diesel! Não tente se o seu for a gasolina!
Obrigado a todos pelas ótimas informações. Como dizem na velha escola, You Guys Rock! :smile2:

Aliás... alguma vez houve uma opção de aquecedor a gás em algum mercado?

#22 ·
Concluí o DIY e pedi ao administrador para atualizar a primeira publicação. Espero que apareça em breve. :)

#26 ·
Chewb: Tem que ser a versão "L" do aquecedor? Ou um 7P0815008 anterior pode ser usado desde que seja para diesel?

#27 ·
Chewb: tem que ser a versão "L" do aquecedor? Ou um 7P0815008 anterior pode ser usado desde que seja para diesel?
Você precisa de 7P0815008L para um diesel.

#28 ·
#29 ·
#30 ·
Encontrei uma versão L completa com suportes, tubos, mangueiras, silencioso, bomba de combustível e sistema remoto. Está a caminho da Polónia. Tudo o que preciso agora é o chicote principal e a fiação para o receptor remoto. Ah, e o flange do tanque ou captação universal.

Attachments

#31 ·
Bom trabalho!!! Acho que também farei esta adaptação em breve. Eu estava acostumado ao aquecedor de estacionamento do meu VW Phaeton e, embora o aquecedor elétrico no meu T atual faça um bom trabalho, não se compara a entrar em uma cabine aquecida de antemão. No que diz respeito ao controle remoto, eu o adaptei ao meu P no final da minha posse. Se eu soubesse que era tão útil, eu o teria instalado muito antes! Apenas uma pergunta rápida, os manuais da Kufatec mostram um dongle que precisa ser conectado à porta de diagnóstico. Ele é usado para evitar a codificação das unidades envolvidas na adaptação? Você o usou?
Gabriel.

#33 ·
Só uma pergunta rápida, os manuais da kufatec mostram um dongle que tem que ser conectado à porta de diagnóstico. Ele é usado para evitar a codificação das unidades envolvidas na atualização? Você o usou?
Eu não pedi o módulo de codificação. É para simplificar a codificação, ele faz tudo por você. No entanto, você pode fazê-lo com o VCDS com as instruções que postei.

Comprei um aquecedor completo com tubos, suportes, silencioso, bomba de combustível e sistema remoto. Também comprei o chicote da Kufatec. Estes estão sendo enviados da Europa.

Agora eu só preciso encontrar o tubo de elevação universal do tanque de combustível ou o flange do tanque europeu. Se eu for com o tubo de elevação universal, estou preocupado que não haja espaço suficiente para a tampa do tanque. Quanto espaço existe? O tubo de elevação se projeta 22 mm acima do flange.
Bom trabalho. Parece que está faltando o suporte de montagem do aquecedor na carroceria, o suporte do silencioso na carroceria e a bucha (e duas rivnuts). Sim, há espaço suficiente para o tubo de elevação.

#32 ·
Comprei um aquecedor completo com tubos, suportes, silencioso, bomba de combustível e sistema remoto. Também comprei o chicote da Kufatec. Estes estão sendo enviados da Europa.

Agora só preciso encontrar o tubo de entrada universal do tanque de combustível ou o flange do tanque europeu. Se eu usar o tubo de entrada universal, estou preocupado que não haja espaço suficiente para a tampa do tanque. Quanto espaço existe? O tubo de entrada se projeta 22 mm acima do flange.

Attachments

#34 ·
Comprei um aquecedor completo com tubos, suportes, silenciador, bomba de combustível e sistema remoto. Também comprei o chicote da Kufatec. Estes estão sendo enviados da Europa.

Agora só preciso encontrar o tubo de suporte universal do tanque de combustível ou o flange do tanque europeu. Se eu for com o tubo de suporte universal, estou preocupado que não haja espaço suficiente para a tampa do tanque. Quanto espaço existe? O tubo de suporte se projeta 22 mm acima do flange.
Você comprou isso no allegro?

#37 ·
Obrigado. Já tenho as outras peças encomendadas. Só preciso encomendar o tubo vertical universal. O que estou a ver tem 495 mm de comprimento. Tem um comprimento aproximado necessário? 495 mm serão suficientes?

#52 ·
Você tem um comprimento aproximado necessário? 495 mm serão longos o suficiente?
Não tenho certeza sobre o comprimento, pois usei o flange e a captação do tanque OEM, mas 495 mm parece mais do que adequado. Você provavelmente acabará encurtando-o. Você quer que ele fique a cerca de 1,5" da parte inferior do tanque.